Fandom

Dublapédia

Fernanda Fernandes

177 páginas
nesta wiki
Adicione uma página
Falar0 Compartilhar
Fernanda Fernandes
Fernanda fernandes.jpg
Nome Completo Fernanda Fernandes Saddy
Também conhecido(a) como Fernanda Baronne
Data de Nascimento 25 de Outubro de 1978, Rio de Janeiro, Brasil
Data de Morte
Nacionalidade Brasileira
Progenitores Manuel Fernandes da Costa (pai)
Parentes Notáveis Marlene Costa (mãe)
Flavia Saddy (irmã)
Ocupação Atriz
Dubladora
Diretora de Dublagem
Locutora
Período de Atividade 1990 - Atualidade
Afiliações
Cônjuge Mckeidy Lisita
Trabalhos Notáveis Anna Paquin
Jennifer Garner
Eva Green
Scarlett Johansson
Valeria na novela mexicana Carrossel
Vampira em X-Men (Evolution/Animate Series/Filmes)
Icy em Clube das Winx
Kim Possible
Cinderela (2ª voz) no filmes animados da Disney
Empregador
Cargo
Prêmios Melhor Dublador de protagonista (Prêmio Yamato/2006)


Fernanda Fernandes Saddy(nascida no Rio de Janeiro, 1978) ou simplesmente Fernanda Fernandes, é uma atriz, dubladora, diretora de dublagem e locutora brasileira. É um dos nomes femininos na Dublagem Brasileira mais conhecidos na atualidade, principalmente por dublar as atrizes Anna Paquin, Jennifer Garner, Scarlett Johansson e Eva Green em seus filmes e dar sua voz a séries animadas de sucesso como Kim Possible, X-Men: Evolution, Winx, Cinderela e Digimon.

BiografiaEditar

Filha da dubladora Marlene Costa e irmã de Flavia Saddy (também dubladora), além de ser neta de Dircinha Costa (que foi uma famosa cantora de rádio de 1940 a 1960). Fernanda, que desde pequena quis ser atriz, e sua irmã Flavia, que admiravam o trabalho de sua mãe decidiram segui-la no campo de dublagem.

Inicio na DublagemEditar

Sua carreira na dublagem começou em 1990. Como Fernanda ainda era criança (ela tinha 12 anos) pode dublar sem experiencia prévia. Em seu inicio, fez varias dublagens, mas não divulgaram muito. Foi quando houve a dublagem da novela mexicana Carrossel que Fernanda dublou sua primeira personagem de reconhecimento: a garota Valeria.

Com o destaque de ter dublado Valeria, Fernanda logo foi chamada para dublar os desenhos televisivos, ela foi a 2ª voz de Sheyla no desenho Caverna do Dragão e a 2ª voz também da personagem que seria uma de suas pérolas na dublagem: Vampira em X-Men: Animate Series. Devido sua voz ser sexy e feminina ela ganhou muitos destaques no campo da Dublagem e passou também a dublar filmes de grande sucesso, sendo o primeiro com a atriz Anna Paquin (a Vampira, ironicamente) em X-Men.

Anos 2000 – AtualidadeEditar

Depois do filme X-Men, sua voz ficou muito mais bem conhecida pelo publico. Tanto que ela retornaria a dublar Anna Paquin nas duas seqüências do filme X-Men nos anos seguintes. Alguns de seus trabalhos marcantes nos últimos anos são com a atriz Jennifer Garner nos filmes Alias, Demolidor, Elektra, dentre outros dela, Charlize Theron em Regras da Vida, Hancock e Homens de Honra, Emily Blunt em Lobisomem, alem de varias outras atrizes.

Nos desenhos ganhou mais destaque ainda, ela foi a 2ª voz da Cinderela nos filmes animados da Disney, a impiedosa e fria Icy em Clube das Winx, a 2ª voz de Encantriz em Ben 10: Força Alienígena e Supremacia Alienígena, a patrulheira espacial Mira Nova em Buzz Lightyear do Comando Estelar e um dos desenhos que mais se destacou: Kim Possible, alem de vários outros personagens dublados. Em filmes de animação CG foi a voz da repórter Sam no filme de computação gráfica Tá Chovendo Hambúrguer e a florista Vanessa em Bee Movie.

Em Julho de 2006, Fernanda ganhou o Prêmio Yamato (também conhecido como “Oscar da Dublagem”), de melhor dubladora pela personagem Kim do desenho Kim Possible, realizado em São Paulo no evento Anime Friends. Sua voz também é presente nas series americanas, pois é a voz de Penny em Big Bang Theory, Sarah Connor em Terminator: Sarah Connor Chronicles, Mia em Power Ranger: Samurai, dentre outras pontas e participações.

Fernanda atualmente continua trabalhando tanto com dublagem quanto atriz e locutora (tendo feito anuncios no canal pago Cartoon Network).

Carreira como AtrizEditar

Fernanda começou a fazer teatro no mesmo periodo que se iniciou na dublagem (com 12 anos). Possui formação teatral na Escola de Teatro Martins Pena, Tablado desde 2000 e Casa de Cultura Laura Alvim. Ela também fez teatro amador e cursou a faculdade de jornalismo em 1996.

Ela faz parte da premiada Companhia Preto no Branco dedicada ao teatro infanto-juvenil e fez o espetáculo Relações-peça quase romântica, de Leandro Muniz, no teatro Candido Mendes em Ipanema.

Em 2011, ela mudou seu nome artístico para Fernanda Baronne, pois havia uma outra atriz de teatro se apresentando como Fernanda Fernandes.[1]

TrabalhosEditar

Aeka em Tenchi Muyo!

Aline em Adão Iturrusgarai

Ami Bandicoot em Crash Bandicoot

Angel em A Dama e o Vagabundo II: A Aventura do Banzé

Astronema, Karone e Ranger Rosa em Power Rangers Galáxia Perdida

Attina em A pequena sereia III

Brit em Uma Robô Adolescente

Butterfly nos filmes Barbie Butterfly

Cinderela em Cinderela 1, 2 e 3

Claire Donnaly em Delta State

Cynthia em A Ratinha Valente (1982 dublagem)

Dalia em Dalia e Júlio

Dana Tan em Batman do Futuro e O Retorno do Curinga

Dinah Lance em Birds of Prey

Jennifer Garner em Elektra

Fumy em Shaider

Icy em O Clube das Winx

Ivy em Carmen Sandiego

Kim Possible em Kim Possible

Lena em Skyland

Lilly Randall e Shady Lane em Radio Free Roscoe

Mandy Moore em Entourage

Mike em Mike, Lu e Og

Momoko em Histórias de Fantasmas

Morgana Le Fay em Liga da Justiça

Narradora/Outros em As Trapalhadas de Flapjack

Natalie Leibowitz-Hernandez em Mission Hill

Nikki Wong em Seis Dezesseis

Patrulheira Mira Nova em Buzz Lightyear do Comando Estelar

Penny em The Big Bang Theory

Peyton Sawyer em One Tree Hill

Sam McPherson em Popularidade

Sarah Connor (Lena Headey) em Terminator: The Sarah Connor Chronicles

Sawyer em Gatos Não Sabem Dançar

Sheyla em Caverna do Dragão (2ª voz - terceira temporada)

Sidney Bristow em Alias

Tanemon / Palmon / Togemon / Lillymon em Digimon e Digimon 2

Tsugume em Cyber Team in Akihabara

Vampira em X-Men e X-Men: Evolution

Natasha Romanoff / Viúva Negra (Scarlett Johansson) em Homem de Ferro 2, Thor, Os Vingadores, Capitão América: O Soldado Invernal, Vingadores: Era de Ultron, e Capitão América: Guerra Civil

Christy Beam em Milagres do Paraíso

Yashiti em Mirmo Zibang

Jade em Bratz

Tia no jogo Lunia

Evie McLaren em Mako Mermaids


Erro de citação: existem marcas <ref>, mas nenhuma marca <references/> foi encontrada

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no Fandom

Wiki aleatória